SOLIDARIEDADE NO PERÍODO NATALINO

Nas festas de Natal e Ano Novo as pessoas ficam mais propensas para as atividades solidárias, e tal fato ameniza algumas carências da parcela de menor ou nenhum poder aquisitivo da população. Essa capacidade de compartilhar dos sofrimentos de outras pessoas e ajudá-las fez-me pensar sobre esta palavra: solidariedade
A solidariedade é uma virtude que pratica a partilha dos bens espirituais, mais ainda que dos materiais. Supõe também o esforço em favor de uma ordem social mais justa, na qual as tensões possam ser mais bem resolvidas e os conflitos encontrem mais facilmente sua solução por consenso.
Os problemas sócio-econômicos só podem ser resolvidos com o auxílio de todas as formas de solidariedade: solidariedade dos pobres entre si, dos ricos e dos pobres, dos trabalhadores entre si, dos empregadores e dos empregados na empresa e a solidariedade entre as nações e entre os povos.
A solidariedade internacional é uma exigência de ordem moral. Em parte, é da solidariedade que depende a paz mundial.
Diversas organizações trabalham em prol da solidariedade, que além de arrecadar e distribuir entre os carentes, alimentos, agasalhos, etc., concentram seus trabalhos com crianças, promovendo sua educação, e com idosos, amparando-os e promovendo sua socialização. Observa-se, então, que a solidariedade ultrapassa o âmbito da ajuda financeira, realizada através da doação de alimentos, roupas, remédios, e chega ao âmbito da educação. Seja essa educação formal ou não formal, o objetivo é sempre educar as crianças e adolescentes para a vida, de modo que elas se tornem cada vez mais independentes e possam, em um curto espaço de tempo, ajudar ao invés de serem ajudadas. E nessa tarefa as instituições de solidariedade/caridade têm sido exemplares, contribuindo, juntamente com as igrejas e outras organizações sociais, na obrigação do Estado de regular a sociedade.
Em tempo: a solidariedade pode acontecer em qualquer período do ano, basta querer, e o mais importante é que ela comece em casa. Pesquisas e experiências provam que as crianças que aprendem em casa a ser solidárias tem uma conduta ética e moral que interferem positivamente na vida adulta, porque esse aprendizado na prática é sinal de inteligência moral.
Sueli Dib

O sol não espera que lhe supliquem derramar
a sua luz e o seu calor.  Imita-o e faze o bem que
puderes, sem aguardar que te implorem. (Epicteto)

Comentários

  1. Solidariedade, resume todas a virtudes para conduzir povos diferentes. A prática da caridade fortalece laços e trás alegrias jubilosas. A solidariedade faz-se compreender deliciosas impressões de união e paz. Sublimadas ações que reunem mentes e corpos iluminando o futuro da coletividade humana.
    Bonito Texto Sueli, parabéns, esta tambem é uma açao solidária que traduz numa reflexão que comove e estimula as pessoas à prática do bem.
    Abraços
    Alcioneia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CAMINHA TRÊS LUAS COM MEUS SAPATOS

OS FILHOS SÃO COMO AS PIPAS

O QUE É SER PRAGMÁTICO?