RESILIÊNCIA


Resiliência... tenho pensado muito nesta palavra e seu significado.
É a palavra que se usa para designar a capacidade que determinadas pessoas têm em adaptar-se aos revezes da vida.

Digo que é a capacidade de "dar a volta por cima", de se auto regenerar de um trauma, perda ou ajustar-se a novas situações.

É fato que tal capacidade não é comum nas pessoas, poucas conseguem ser ligeiras no "sacudir a poeira", relevar, esquecer, perdoar, recomeçar e seguir em frente.

É na verdade uma qualidade daqueles que possuem tal capacidade, porque conseguem sair fortalecidos das crises. Traços de personalidade, maturidade, o manejo das próprias emoções define as pessoas resilientes.


Como podemos ser mais resilientes?


Desenvolvendo a confiança na habilidade de resolver problemas e valorizar seus instintos são caminhos para a construção desta capacidade.

Comentários

  1. OLá Querida Sueli!

    Muito bem! É sempre bom ouvir alguém dizer ou nos lembrar sobre "resiliência", e, vindo de você, a gente compreende muito mais!
    Um grande beijo do amigo, Vicente!

    ResponderExcluir
  2. RESILENCIA, acho que a praticamos desde que nascemos. Parabens pelo artigo.

    ResponderExcluir
  3. muito bom! Na realidade eu desconhecia esta palavra, e gostei muito de acrescentá-la ao meu vocabulário.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!;
    As pessoas sempre tiveram capacidade de adaptação , mas em maior ou menor medida. Acho que deveríamos fortalecer essa competência para suportar melhor as conseqüências das mudanças inesperadas que se produzem em nossas vidas e sobre tudo aquelas que são produto de nossos próprios esforços. ótimo artigo.

    ResponderExcluir
  5. Resiliência é o autoconhecimento, quando conseguimos visualizar nossas escolhas e admitimos que somos nós mesmos que produzimos nossas dores.Todas as experiências (positiva ou negativa) nos ensina algo; basta estarmos dispostos a aprender. A resiliência pode nos livrar das escravidão emocional.


    Alcionéia

    ResponderExcluir
  6. Parabens pelo artigo. A resiliencia, especialmente nas criancas q sofrem de violencia domestica e nata, um fenomeno muito interessante Abracos

    ResponderExcluir
  7. No mundo de hoje precisamos ser RESILIENTES... "sacudir a poeira" e DAR A VOLTA POR CIMA; precisamos nos adaptar devido a gama de demandas que recebemos no nosso cotidiano! Lourdes.

    ResponderExcluir
  8. Maravilhoso seu espaço muito bem esclarecido parabéns amiga estou humildemente seguindo voce amo conhecer e compartilhar quando puder conheca o meu blog... nome do meu futuro breve livro deumsustonosseusmedos muitíssimo obrigada,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CAMINHA TRÊS LUAS COM MEUS SAPATOS

OS FILHOS SÃO COMO AS PIPAS

O QUE É SER PRAGMÁTICO?