A CABANA

Ganhei de presente o livro A Cabana, do autor William P. Young de uma querida amiga, e quero compartilhar algumas impressões.
O livro é uma obra literária de ficção, porém oferece uma das visões mais pungentes de Deus e de como ele se relaciona com a humanidade.
Trata a fé como algo independente da igreja e suas leis.
Não ensina sobre religião, mas fala sobre amizade, perdão e fé. Nele a trindade  deixa de ser um mistério explicado com relutância, e fala de deixar julgamentos de lado, e perdoar ao próximo incondicionalmente dada sua natureza humana. Acima de tudo, Pai/Deus e Filho/Jesus, foram representados por personagens diferenciados que nos remete a refletir sobre nossos pré-julgamentos.
 A leitura nos leva a pensar que crer em Deus e segui-lo é muito mais simples do que imaginamos.

 Algumas frases do livro que considerei interessantes para reflexão:

Relacionamento, Amor e Respeito
Você não brinca com uma criança ou colore uma figura junto com ela para se mostrar superior, você simplesmente escolhe se limitar para facilitar e honrar seu relacionamento.
Numa competição você é capaz de perder como um ato de amor, e isso não tem nada a ver com ganhar e perder, mas somente com amor e respeito.
Os relacionamentos verdadeiros não têm nada a ver com poder, e são marcados pela aceitação, mesmo que algumas vezes suas escolhas não sejam úteis ou saudáveis.

Julgamentos
O ser sempre transcende a aparência, assim que você começa a descobrir o ser que há por trás de um rosto muito bonito ou muito feio, de acordo com seus conceitos e preconceitos, as aparências superficiais somem até simplesmente não importarem mais.

Confiança
A confiança é fruto de um relacionamento em que você sabe que é amado, e se você não sabe o quanto Deus o ama, como pode confiar Nele?

Preocupações
Onde você passa a maior parte do tempo em sua imaginação? No presente, no passado ou no futuro?
A maioria das pessoas responde que passa a maior parte do tempo tentando adivinhar o futuro. Outra parte no passado e pouco tempo no presente.
A imaginação de futuro é quase sempre ditada por algum tipo de medo. Pensar no futuro muitas vezes tras preocupações e aborrecimentos, e quase sempre, neste futuro Deus está ausente, nunco o incluímos.
Deus vive no presente, no nosso presente e não no passado, se bem que muita coisa pode ser lembrada e aprendida ao se olhar para trás, mas faça isso somente para uma visita, não para uma estada demorada.
É impossível ter poder sobre o futuro, porque ele não é real.

Religião
Deus não criou as instituições, essa é uma ocupação dos que querem brincar de Deus, quem ama Deus está em todos os sistemas que existem, sejam eles: budistas, mórmons, batistas, muçulmanos, cristãos, democratas, republicanos dentre outros, que nada tem a ver com religião.
Deus é o mais elevado e perfeito Ser, Criador e Dirigente de todo o universo. Ele é o Espírito Eterno, que está em todo lugar (onipresente), que tudo sabe (onisciente) e que tudo pode (onipotente).

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CAMINHA TRÊS LUAS COM MEUS SAPATOS

OS FILHOS SÃO COMO AS PIPAS

O QUE É SER PRAGMÁTICO?