CAPACIDADE DE AMAR



Se você não consegue lidar com os limites dos outros,
é porque você não consegue lidar com os seus limites.
A rejeição é um processo de ver-se. 


Toda vez que eu quero buscar no outro o que me falta,
eu o torno um objeto.
Eu posso até admirar no outro o que eu não tenho em mim,
mas eu não tenho o direito de fazer do outro
uma representação daquilo que me falta.
Isso não é amor, isso é coisa de criança. 

O anonimato é um perigo para nós.

É sempre bom que estejamos com pessoas
que saibam quem somos nós e
que decisões nós tomamos na vida.
É sempre bom estarmos em um lugar que nos proteja. 
Amar alguém é viver o exercício constante,

de não querer fazer do outro
o que a gente gostaria que ele fosse.
A experiência de amar e ser amado é acima de tudo
a experiência do respeito. 

Como está a nossa capacidade de amar?

Uma coisa é amar por necessidade e outra é amar por valor.
Amar por necessidade é querer sempre que o outro seja o que você quer.
Amar por valor é amar o outro como ele é, quando ele não tem mais nada a oferecer, quando ele é um inútil
e por isso você o ama tanto.
Na hora em que forem embora as suas utilidades,
você saberá o quanto é amado! 

Tudo vai ser perdido, só espero que você não se perca.

Enquanto você não se perder de si mesmo você será amado,
pois o que você é significa muito mais do que você faz! 

Pe. Fábio de Melo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMINHA TRÊS LUAS COM MEUS SAPATOS

OS FILHOS SÃO COMO AS PIPAS

O QUE É SER PRAGMÁTICO?