AMIGO, IRMÃO, AMIGO . . .


Hoje quero falar da relação com os nossos irmãos, e a provável distância quando adultos.

Você tem irmãos ou irmãs?
Eles são seus amigos?
Ah! Você não tem irmãos, então deve ter amigos.

Amizade entre irmãos é uma delícia de ver! Algumas nascem prontas, a sintonia existente pode ser tão natural quanto respirar. Mas sempre ouvi que mais vale um amigo que mil parentes.

Quem já não refletiu verdadeiramente sobre isso: se existe mesmo amizade de irmãos dizendo-se amigos?

Na infância irmãos disputam entre si, mas esta é uma fase do desenvolvimento que é saudável para as crianças, e isso se ajusta com o tempo, quando cada um ganha o seu espaço. O vínculo de amizade entre os irmãos é fortalecido pela forma como os pais lidam com as crianças. É natural que pais e mães tenham mais afinidade com um ou outro filho. Porém, ter mais afinidade não significa amar mais ou menos, mesmo porque amor não se mede. É a tal da"química", que também acontece entre pais e filhos. Muitos pais se sentem incomodados por perceberem que existe mais cumplicidade com um dos filhos; que as coisas com aquela criança fluem mais facilmente, que a linguagem entre eles é a mesma, enquanto que com outro filho tudo parece mais difícil, truncado, o que geram os frequentes mal entendidos. Mães sentem-se culpada por não encontrarem a mesma leveza e identificação com um dos filhos, e pais muitas vezes não percebem que acabam por agir de forma tão distinta, que acabam criando, sem querer, rivalidade entre os irmãos. Tanto a culpa de um quanto a diferença explícita do outro são percebidas pelas crianças que, inconscientemente, se aproveitam da situação - por um lado chantageando, e por outro buscando obter vantagens.
Quando o casal ou os adultos responsáveis se desentendem, não é raro que o "predileto" de um seja alvo de críticas, ou seja, os pais se agridem usando a criança. As criañças acabam por aprender essa linguagem dissimulada e "exercitam" entre elas um comportamento semelhante, resultando, senão em inimizada, em constantes conflitos entre eles. Em situações mais extremadas, em que os pais não conseguem perceber ou não conseguem compreender a razão de tratamentos diferenciados para com os filhos, o resultado pode passar a ser inimizade. O filho não percbe que sente raiva do pai que o trata com desprezo, e irá naturalmente transferir essa raiva para o irmão. Daí uma das prováveis causas do distanciamento quando adultos.

Vale refletir...
Penso que o que importa é termos amigos-irmãos, independente da ordem, porque quando verdadeiros são fraternos. Amigos fazemo-los onde quer que estejamos, e serão estas pessoas que te auxiliarão quando você mais precisar, mas... saiba mantê-los, ou seja, assim como a planta necessita de rega constante, a amizade deve ter sempre que possível uma constância. Boas amizades crescem ao longo do tempo, e são resultado do investimento que fazemos em nossos relacionamentos pessoais.

Amizade é confiança, " é mais vergonhoso desconfiar dos amigos do que enganá-los", escreveu La Rochefoucauld.
Que a amizade, para ser próxima, mostra-nos o caminho do respeito e da distância, embora a amizade permita amar e detestar as mesmas coisas. A única coisa que pode separar verdadeiros amigos é o esquecimento, a indiferença. 

"Depois de algum tempo você aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias, e o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida" - atribuído a Willian Shakespeare

Comentários

  1. Uma música para todos os amigos

    Onde estiver sei que vou caminhar
    Com vc meu irmão, meu amigo
    Seja na terra ou nas águas do mar
    Na pureza do ar com vc,amigo
    Onde estiver sei que vou caminhar
    com vc meu irmão, meu amigo
    Na escuridão sei qeu a luz vai voltar
    Sei que o sol vai brilhar em vc, amigo
    Amor, amor e nunca vai nos separar...

    Alcioneia

    ResponderExcluir
  2. Acredito no valor da verdadeira amizade. Quando podemos ter com nossos irmãos e ou amigos irmão uma amizade sincera, leal e respeitosa, temos de agradecer e cultivar como se fosse uma pétala de rosa, delicada, linda, frágil e ao mesmo tempo imponente e forte.
    Tatiana Zanforlin

    ResponderExcluir
  3. Você é minha amiga-irmã!! ou irmã-amiga!
    Às vezes ficamos dias, meses sem trocar uma só palavra, mas basta ler um e-mail seu, ver pela janela sua mãe ou seu filho, escutar na TV notícias de Vitória, para eu me lembrar de você com carinho!! e sentir saudade das nossas conversas, do nosso abraço!
    Eu sempre acho que minha mãe protege alguns irmãos mais do que outros... Mas ela nega, diz que ama a todos da mesma forma... Bem, eu nunca poderei avaliar se amo mais um ou outro filho, pois só tenho um! Mas digo com toda a certeza que amo todos os meus irmãos. E isso eu agradeço pela forma saudável como fomos criados pelos meus pais! Ah, e amo todos os meus amigos queridos! Inclusive você, amiga-irmã!!
    Um grande beijo
    Alice

    ResponderExcluir
  4. Como é difícil ter amigos, faça o teste, mas tem que ser amigo mesmo, conte e veja se passou de um dígito, raramente precisamos das duas maõs para contar.


    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Amizade é algo que buscamos dentro de nós ,uma vez que o ser humano tem necessidade de se relacionar com outras pessoas.A relação amigo-irmão é muito interessante,pois se tornam cúmplice um do outro e dessa forma um cuida e zela pelo outro. É nessa filosofia de vida que tenho me apegado,construindo novas amizades e buscando um bom o convívio entre eu ,meus irmãos-amigos e pessoas que conheci e que ja considero amiga-irmã.

    Abraços
    19/02/11

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CAMINHA TRÊS LUAS COM MEUS SAPATOS

OS FILHOS SÃO COMO AS PIPAS

O QUE É SER PRAGMÁTICO?