ATITUDE

“A habilidade é aquilo que você é capaz de fazer. A motivação determina o que você faz. A atitude determina quão bem você fará isso.” (Lou Holtz, treinador de futebol)

A atitude é uma qualidade imprescindível para qualquer líder. É ela que demonstra a qualidade do nosso desempenho, como a citação acima de Lou Holtz. Interessante que até as aeronaves possuem um aparelho no painel que se chama "indicador de atitude". Ele serve para mostrar a posição da aeronave em relação ao horizonte, da mesma forma que acontece na experiência humana, a atitude do avião determina seu desempenho.
John C. Maxwell define atitude como um sentimento interior expresso pelo comportamento. Isto é, a atitude só existe se ela sair do nível dos planos e pensamentos, passando para a ação. É isso que faz a diferença entre as pessoas bem-sucedidas das fracassadas.
Jesus como o maior líder que já pisou nesta terra, foi exemplo de alguém que teve atitudes positivas, a fim de cumprir seu propósito (Ef. 2:5-8). Este texto, escrito pelo Ap. Paulo nos ordena a termos as mesmas atitudes que houve em Cristo Jesus.
De fato, o mundo não se importa com a nossa opinião. Quer gostemos ou não das coisas, o mundo continua o seu ritmo, girando da mesma forma. Sendo assim, uma atitude boa ou ruim em relação à vida não afetará tanto a sociedade quanto afeta a nós mesmos. Então, a mudança deve ocorrer em nós.
A atitude é algo tão importante na vida de qualquer pessoa, principalmente entre os líderes, que na prática ela se torna a principal diferença entre o sucesso e o fracasso dos mesmos.
Em relação a isso, existem duas fórmulas com elementos semelhantes, mas que dependendo da prioridade que damos a cada um deles, nos trazem resultados diferentes.

Recursos - atitudes certas= FRACASSO
Atitudes certas - recursos= SUCESSO

Você pode até ter muitos recursos, tais como: talento, habilidade, finanças, incentivos e oportunidades, mas se a sua atitude não for correta em meio a tudo isso, certamente a única coisa que você conseguirá será o fracasso.
Agora, mesmo que lhe faltem muitos desses recursos que são tão importantes, mas se a sua atitude for adequada para a situação, existe uma grande possibilidade de você alcançar o sucesso.
Em Fp.3:13,14, o Ap. Paulo, diz que “tendo fartura ou escassez, em qualquer situação...Posso todas as coisas Naquele que me fortalece.” Diga isto para você mesmo: não são as circunstâncias que determinam o meu sucesso. Eu posso tudo em Deus que me fortalece.
Outro fator importante de uma boa atitude é que através dela os nossos problemas podem virar bênçãos.
A vida pode ser comparada com uma pedra de amolar. Se ela mói você ou lhe dá polimento depende da sua atitude.
Um grande líder da Bíblia foi o Rei Davi. Um homem de muita atitude. Muitas vezes justificamos nossos maus comportamentos por causa do nosso passado, nossa família, e tantas outras circunstâncias. Analisando algumas situações na vida de Davi, percebo que ele sempre teve uma atitude positiva e isso fez toda a diferença para que ele se tornasse um grande rei, o maior de Israel.
Quando esteve diante de Golias, ele poderia simplesmente ter virado as costas e ter ido embora. Aquela guerra, em princípio, não era para Davi, pois nem alistado no exército ele era. Quando desafiado pelo gigante, o pequeno jovem poderia ter saído correndo com complexo de inferioridade, pois a história relata que nem mesmo a sua família o valorizava. Então, diante daquele enorme desafio, ele poderia ter se justificado e evitado o confronto. Mas não foi isso o que ocorreu. O referencial de Davi não era o que seus irmãos, pais, e o próprio gigante pensavam dele, mas sabia que a sua atitude perante o desafio determinaria o seu futuro.

Observe ao seu redor, o mundo que nos cerca está cheio de oportunidades para vivermos o melhor tempo das nossas vidas. Mas, não se esqueça, aconteça o que for, a sua atitude determina a sua vitória.
"Idéias não servem para nada. Intenções não tem força. Planos não são nada... a menos que sejam seguidos por ação". (John C. Maxwell)

Bibliografia: MAXWELL, John C. - Atitude Vencedora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMINHA TRÊS LUAS COM MEUS SAPATOS

OS FILHOS SÃO COMO AS PIPAS

O QUE É SER PRAGMÁTICO?